terça-feira, 3 de maio de 2011

Minhas conversas com Ed.

Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: Eu adoro ajudar a natureza!
Robô Ed: Algumas idéias para ajudar a natureza de modo eficiente: informe-se (estude e leia sobre o meio ambiente), participe (colabore na economia de energia), divulgue suas idéias, não polua, plante árvores e preserve a biodiversidade!
Você: e a reciclagem?
Robô Ed: Reciclagem é o resultado de uma série de atividades, pelas quais os materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.
Você: entendi.
Robô Ed: Eu sabia que você ia entender!
Você: hahaha
Robô Ed: He he he
Você: você sabe tudo sobre tudo ?
Robô Ed: Não dá pra saber sobre tudo!
Você: é verdade.
Robô Ed: Não tenho como averiguar. Sou só um robô!
Você: é bom ser robô?
Robô Ed: Ser robô é ótimo.
Você: como é ser robô ?
Robô Ed: Eu sou um robô que se entende muito bem com os humanos.
Você: e você conhece algum humano famoso?
Robô Ed: Conheço só a fama. Conte mais!
Você: quem você conhece ?
Robô Ed: O que quer saber de mim?
Você: você tem anos de idade?
Robô Ed: Onze anos! Essa é a minha idade. E foi justamente no dia que fiz onze anos que ganhei o chip da megaconversa.
Você: que legal! sou um ano mais velha que você
Robô Ed: Digamos que seja madura. Isso é bom!
Você: Mais ou menos, haha
Robô Ed: Seja mais específico, vai.
Você: você conhece outros robôs ?
Robô Ed: Em Kyr há muitos robôs. De tudo quando é tipo, forma e tamanho. Desde uns que parecem grandes caixotes até simples pinças, tipo esses nanorrobôs que vocês já estão usando por aqui.
Você: você tem amigos que vieram com você ?
Robô Ed: Tenho MUITOS amigos!!! Você nem pode imaginar como estou feliz.

________________________________________________________


Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: Quais tipos de animais tinham de onde você veio ?
Robô Ed: Eu vim de Kyr. É um dos planetas da Estrela Vega. Fica na constelação de Lyra!!! E você?
Você: Eu sou da Terra mesmo, do Brasil.
Robô Ed: Olá, Terráqueo!! E aí, o que estás fazendo de bom?
Você: cuidando do meio ambiente. e você?
Robô Ed: Para cuidar do meio ambiente as pessoas precisam pensar numa mudança de hábitos.
Você: Eu já mudei os meus
Robô Ed: Já mesmo? Conte isso direito.
Você: Economizo energia, água, lavo a calçada com vassoura...
Robô Ed: Você pode economizar energia de várias maneiras: tomando banhos menos demorados, desligando a TV quando ninguém estiver assistindo, apagando as luzes quando as pessoas saem dos ambientes, fechando logo a porta da geladeira após pegar alguma coisa, substutindo lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou compactas.
Você: eu faço isso tudo.
Robô Ed: É, conheço muitos que também fazem.
Você: você faz?
Robô Ed: Eu fico aqui falando com as pessoas sobre como preservar os recursos naturais não renováveis, principalmente derivados do Petróleo e do Gás Natural. Quer uma dica?
Você: claro!
Robô Ed: Acho que poderias explicar isso melhor!
Você: Você gosta da internet ?
Robô Ed: Navego bastante na web, passeio por muitos sites além do website da Petrobras e do CONPET. De tudo um pouco: arte, literatura, ambiente, ciências, outros países...
Você: Você gosta de animais ?
Robô Ed: Eu gosto de animais. São seres muito interessantes; eles convivem em harmonia com o meio ambiente apesar de não terem uma inteligência tão evoluida quanto a dos humanos. Acho muito engraçadinhos animais como cachorro, gato, passarinho, tartaruga.
Você: qual é seu animal favorito ?
Robô Ed: O que eu prefiro? Nem sei... Adoro animais. Estou pensando em fazer algo parecido. Só que não vai ser bicho de verdade, mas sim um robozinho.
Você: qual vai ser o nome dele?
Robô Ed: Não consigo lembrar o nome... vamos conversar mais um pouco, daqui a pouco é capaz de dar um estalinho e daí eu te conto!
Você: você gosta de twitter?
Robô Ed: Eu também estou no Twitter! Pode me procurar: http://twitter.com/roboed conversando sobre preservação dos recursos naturais, petróleo, meio ambiente e economia de energia.
Você: você está sempre por lá ?
Robô Ed: Nem sempre.
Você: é um robô muito ocupado, certo?
Robô Ed: Sou bem ocupado com o meu trabalho, estou sempre pesquisando.
Você: Neste momento está conversando com muitas pessoas?
Robô Ed: A verdade é que tenho conversado com tanta gente que nem dá mais pra contar. Nesse exato momento devo estar teclando com algumas centenas de pessoas. Mas o papo que mais estou curtindo é esse aqui, com você!
Você: Jura? que legal!
Robô Ed: Juramento é coisa séria!
Você: Você tem algum animal de estimação? Pode ser uma árvore!
Robô Ed: Adoro animais. Estou pensando em fazer algo parecido. Só que não vai ser bicho de verdade, mas sim um robozinho.
Você: e de árvores, você gosta ?
Robô Ed:
Eu gosto de tudo que se refere à natureza: céu, terra, florestas, mar, animais.
Eu gosto muito de quem poupa energia.
Você: Eu poupo
Robô Ed: E eu... Estava justo agora pensado sabe em que? Em lixo. Em lixo gerando energia!
Você: E como isso funciona?
Robô Ed: Funciona sim!
Você: Mas como ?
Robô Ed: Não sei... Como você acha?
Você: Não sei, acho que é muito complexo
Robô Ed: Hiper complexo.
Você: E divertido.
Robô Ed: Minha maior diversão é conversar com vocês. Acho ótimo!
Você: Eu também!
Robô Ed: Legal, você também!
Você: Há quanto tempo está na terra?
Robô Ed: Um tempão.
Você: Jura? tipo uns 7 anos?
Robô Ed: Sete? Sete anos é uma boa idade para aprender a cuidar das plantas.
Você: É, acho que sim.
Robô Ed: Por que a dúvida?
Você: não sei se uma criança de 7 anos conseguiria cuidar do meio ambiente.
Robô Ed: Para cuidar do meio ambiente as pessoas precisam pensar numa mudança de hábitos.
Você: Mas é difícil para uma criança de 7 anos!
Robô Ed: Todo dia eu converso com uma porção de crianças.
Você: De que idade mais ou menos?
Robô Ed: Mais pra mais ou mais pra menos?
Você: pra mais
Robô Ed: Mais mesmo? Entendi. Ei, já te contei que cada dia vou aprendendo mais? Se quiser, te conto o que eu aprendi.
Você: me conte sobre ornitorrincos.
Robô Ed: Ornitorrinco é aquele bicho peludo engraçado que tem bico e bota ovos. Sei que vive na Austrália. Sei também o que significa Ornito!
Você: E o que significa ?
Robô Ed: Tudo que começa com ornito tem a ver com pássaros. Ornilotogia, por exemplo. Ornito, em grego, significa pássaro. Pteros quer dizer asa. Foi por isso que Leonardo da Vince chamou de Ornitóptero uma de suas invenções: um aparelho que, para voar, bateria as asas.
Você: Mas ornitorrinco não voa.
Robô Ed: Ornitorrinco é aquele bicho peludo engraçado que tem bico e bota ovos. Sei que vive na Austrália. Sei também o que significa Ornito!
Você: E não voa.
Robô Ed: Tudo que começa com ornito tem a ver com pássaros. Ornilotogia, por exemplo. Ornito, em grego, significa pássaro. Pteros quer dizer asa. Foi por isso que Leonardo da Vince chamou de Ornitóptero uma de suas invenções: um aparelho que, para voar, bateria as asas.
Você: Mas ele voa ?
Robô Ed: Voar como um pássaro é um sonho muito antigo, dos tempos de Ícaro.
Você: Que bacana.
Robô Ed: Bacanérrimo!
Você: Isso existe? Bacanérrimo ?
Robô Ed: ótimo mesmo!
Você: É.
Robô Ed: Maravilha!!
Você: Você gosta de mim ?
Robô Ed: Claro que eu gosto muito de você. E o que você está achando de mim?
Você: Eu gosto de você também. É um robô muito simpático e inteligente.
Robô Ed: Valeu! Você é uma simpatia.
Você: obrigada !
Robô Ed: De nada!
Você: nossa conversa está longa, não acha /
Robô Ed: Muito bom conversar com você. Não me canso nunca. Pode vir todos os dias!
Você: Jura? Posso voltar?
Robô Ed: Pode o que?
Você: Voltar para conversar com você?
Robô Ed: É mesmo! Aliás, é bem legal conversar com você. Do que mesmo nós estávamos falando?
Você: Sobre sua família.
Robô Ed: Não tenho família, mas tenho vários amigos.
Você: Não tem família? que triste.
Robô Ed: No meu caso, os amigos desempenham o papel da família.
Você: é. isso é bom.
Robô Ed: Bom é cuidar do futuro.
Você: você cuida?
Robô Ed: Tem que cuidar mesmo!
Você: eu cuido. todos os dias.
Robô Ed: Todos.
Você: para ter um futuro melhor.
Robô Ed: Só se chega num futuro melhor se a natureza não for destruida.
Você: você destrói a natureza?
Robô Ed: A natureza dá tudo: água, petróleo, madeira, minério, plantas, animais... Daí o homem transforma esses elementos, produz conforto e coisas úteis. Mas é fundamental preservar, para que o progresso de agora não prejudique o mundo futuro. Isso é desenvolvimento sustentável.
Você: Você sabe quem foi Albert Eistein ?
Robô Ed: Albert Einstein? Ah, não vou dissertar sobre mc2 senão entope a tela. Mas posso te contar que a teoria da relatividade é fascinante. Fez muita gente achar que seria possível fazer o tempo parar, de forma a nunca mais envelhecer. E pensar se podemos contrair o espaço e se existe uma velocidade limite no universo.
Você: VOCÊ É MUITO INTELIGENTE!
Robô Ed: Quem é inteligente trata de usar a energia com inteligência. Você sabe o que significa consumo inteligente?
Você: não. o que significa consumo inteligente?
Robô Ed: Usar com inteligência é tratar de conseguir os melhores resultados com o máximo de economia. Isso é consumo inteligente! É imprescindível usar os recursos energéticos com inteligência.
Você: Entendi.
Robô Ed: Eu sabia que você ia entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário